Olá pessoal! O YouTube por alguma razão bloqueou todos os meus vídeos alegando que eram conteúdos que iam contra as diretrizes da plataforma, o que não faz sentido, já que eram vídeos que eu mesmo gravei demonstrando o meu trabalho e como funcionava os meus produtos. Estou atuando para corrigir o problema, mas enquanto isso, alguns vídeos estão indisponíveis. Peço que aguardem até que tudo esteja normalizado.
Aqui nesse link, você pode ver todo o meu relato sobre o caso.
Vamos considerar o carrossel: a menos que você ainda seja jovem o suficiente para ser pego e empoleirado em um dos cavalos, você só estará nele porque outra pessoa está fazendo você ir junto para o passeio. Você superou isso antes mesmo de fazer uma rotação completa, e é exatamente assim que os sliders da web fazem as pessoas se sentirem . Quer seja on-line ou IRL, não há nada “alegre” em fazer as pessoas andarem em círculos.
Antes de a indústria digital começar a cunhar termos como “Experiência do usuário”, os sites pareciam o quadro de empregos em sua cafeteria local: uma colagem de informações sem estrutura. Sliders foram introduzidos para limpar um pouco da desordem e adicionar um pouco de HTML 3, problema ~ elegantemente ~ resolvido! A questão é que a web ainda era uma nova fronteira para muitas pessoas naquela época, ao passo que agora é onde passamos a maior parte do tempo.
Com nosso tempo precioso, os sites precisam fornecer uma direção rápida e clara. Vamos dar uma volta assim: se você quiser saber qual parque de diversões perto de você tem um carrossel, não quer bater na página inicial de um site e esperar que o sexto slider gire para dizer que ele tem um.
Percorrendo e procurando por uma lista? Então, são a maioria dos leitores, e é exatamente por isso que isso não é realmente uma apresentação de slides. É isso mesmo, nós mentimos para você. Nós nos sentimos mal com isso, então vamos abençoá-lo com alguma verdade dura e fria sobre o porquê de sliders realmente são um problema:
Embora o recurso de um slide seja certamente compreensível – exibindo uma variedade de fotos relacionadas em um ponto que de outra forma seria imperdível – o fato é que elas simplesmente não funcionam. É muito melhor substituir esse mesmo elemento por algo que conclua o trabalho enquanto ainda oferece o mesmo recurso básico.
1 – Uma imagem de destaque única bem executada serve como o primeiro vislumbre do seu site que a maioria dos visitantes encontra, e deve combinar tudo, desde a sua personalidade única até um olhar focado no laser sobre o que você oferece e porque os usuários podem querer aprender mais. Combine isso com um CTA eficiente e você terá uma imagem de cabeçalho estática que realmente atrai mais cliques do que qualquer carrossel.
2 – Uma imagem de fundo em tela cheia na sua página de destino tem um enorme potencial para ser inspiradora e esclarecedora para os visitantes iniciantes que estão começando a conhecer sua marca – sem mencionar que ela é altamente eficaz como um local de CTA acima da dobra. Como esse estilo de CTA combina perfeitamente com o desempenho de dispositivos móveis, você pode eliminar os problemas de dispositivos móveis encontrados na maioria dos slides com uma imagem simples e envolvente. (Dica: tente usar um plano de fundo de vídeo em tela cheia para esse toque adicional.);
3 – Às vezes, um grupo de fotos combina naturalmente – mas fazer com que os usuários cliquem em cada um deles em um carrossel pode ser como puxar os dentes. Em vez disso, considere o uso de uma colagem de fotos , que condensa todas essas fotos individuais em uma agradável imagem de cabeçalho. Dessa forma, todas as fotos serão vistas sempre que a página for aberta.
4 – Com todas as alternativas aos carroceis que listamos acima, lembre-se de que o conteúdo ainda é o rei. Responda às perguntas dos usuários antes que eles perguntem, tornem a pessoa mais apresentável e faça com que eles queiram ler mais.
Olha, não é mais 2003. Recursos chamativos como os carroceis podem ter parecido uma ideia nova e interessante, mas não somos novatos em navegar na Web. Hoje em dia, recursos como sliders são finalmente conhecidos pelo que realmente são: volumosos, lentos e geralmente inúteis. É hora de dizer adeus ao slider de uma vez por todas!
Texto originalmente publicado em: Altos Web design