Apple Problems #1: 400 bad request GoogleMaps IOS

Publicado em 08/02/2021

Você está em Home Apple Problems, Blog

Essa série de postagens “Apple Problems”, é uma forma de eu demonstrar como as políticas e condutas da Apple atrapalham, encarecem e dificultam o processo de desenvolvimento de aplicativos e produtos digitais para Mac’s e IOS, e também, apresento possível soluções para os problemas expostos, para auxiliar quem estiver passando por coisas parecidas:

No texto de hoje, relato um problema com URL, em especial o envio de endereços para o GoogleMaps.

No aplicativo Tepping, eu desenvolvi uma função que baseado no endereço informado pelo usuário (ou o da localização atual dele), eu envio esse endereço para o GoogleMaps, e o mesmo me retorna informações sobre aquele local, como coordenadas etc.

No Android tudo funcionou como o esperado:

Agora no IOS, ao enviar o endereço para o GoogleMaps estava recebendo como retorno o erro “400 bad request”. Após várias horas perdidas investigando o que estava acontecendo, acabei descobrindo que a Apple estava bloqueando a minha requisição por que o nome da cidade ou estado, não poderiam ter acentos, como por exemplo “São Paulo”, para funcionar tive que converter o endereço removendo acentos, ficando “Sao Paulo”.

A solução para o problema se deu com a seguinte função JS, que remove acentos e outros caracteres especiais da string de entrada:

Espero que seja útil.


400 bad request Apple bad request bad request Gmaps bad request IOS

Junte-se a mais de 150 clientes que já estão transformando o mundo digital & mobile!

Quero um orçamento