Bússola Interna: Espiritualidade e vida profissional

Publicado em 17/07/2016

Olá pessoal! O YouTube por alguma razão bloqueou todos os meus vídeos alegando que eram conteúdos que iam contra as diretrizes da plataforma, o que não faz sentido, já que eram vídeos que eu mesmo gravei demonstrando o meu trabalho e como funcionava os meus produtos. Estou atuando para corrigir o problema, mas enquanto isso, alguns vídeos estão indisponíveis. Peço que aguardem até que tudo esteja normalizado.

Aqui nesse link, você pode ver todo o meu relato sobre o caso.


Criando seu trabalho com significado: se você faz o que ama, o que está te movendo?

Trabalhar é vida. Não tem como separar uma coisa da outra. Por isso que seu trabalho dita seu estilo de vida. Então alinhe o que você acredita com a sua atividade profissional. A Bússola Interna é uma metodologia para criar seu Trabalho com Significado através do desenvolvimento de autonomia com autoria. Ela te ajudará a encontrar coerência entre o sonho e a realidade. Fazendo um diagnóstico dos aspectos da vida para te ajudar a trabalhar com o que ama.

Criar um Trabalho com Significado envolve, primeiramente, descobrir o que tem significado para desenvolver uma atividade que faça sentido. Cada indivíduo tem uma visão de mundo e carrega valores próprios mas nem sempre há clareza sobre esses aspectos.

Por isso que a Bússola Interna poderá te ajudar!

O objetivo dela é investigar os principais aspectos para criar um Trabalho com Significado. A metodologia consiste em realizar 3 grandes passos:

Investigação do que faz sentido

Ampliação de Horizontes e levantamento dos impedimentos

Criação do Plano de Transição

A Bússola Interna tem quatro direções que representam os quatro elementos e as dimensões da vida e em cada direção possui 3 forças. Elas são estreitamente entrelaçadas tornando difícil explicá-las separadamente, embora seja importante distingui-las entre si.

1-E-uh9QpgVg4L-qOou6FjYA

O NORTE

Representado pelo elemento fogo, é a dimensão espiritual. É a principal direção que orienta a vida. É a parte que contém as ideias, os ideais e a configuração das relações que determinam as características essenciais de cada indivíduo e formam a sua individualidade, ou seja, a sua identidade que contém o que é de mais autêntico.

Força do Norte:

  • Visão de Mundo e Futuro Desejável
  • Valores de Vida
  • Missão de Vida

Sem desenvolver as forças do Norte dificulta compreender o que é preciso para viver com um propósito maior. Se bem investigada é possível fortalecer a Liberdade para exercer a sua intenção de vida.

O SUL

Representado pelo elemento terra, é a dimensão física. É a incorporação dos padrões da organização interna. É a dimensão que dá forma aos recursos disponíveis, ou seja a matéria prima como o tempo de vida e a energia vital. Atua sob a lei da gravidade necessitando de materialização e consistência dentro de um tempo e um espaço para que as atividades sejam mensuráveis e palpáveis.

Forças do Sul:

  • Suprir necessidade financeiras
  • Servir com Paixão
  • Realizar Sonhos

Sem desenvolver as forças do Sul prejudica uma materialização e concretude dos objetivos. É preciso compreender que tudo que acontece, sem exceção, é uma Responsabilidade individual.

O LESTE

Representado pelo elemento ar, é a dimensão social. É regida pelo envolvimento nas relações, emoções e sensações causadas pelo externo. É a dimensão que compreende que tudo o que acontece na vida é entre as pessoas. Por isso, existem elementos que ligam o mundo interno com o externo como a esperanças, expectativas, conflitos e comunicação.

Forças do Leste:

  • Suprir necessidades individuais e urgências do mundo e da sociedade
  • Interagir com pessoas que ajudam no crescimento pessoal
  • Frequentar ambientes alinhados com os valores

Sem desenvolver as forças do Leste afeta a criação de relações verdadeiras e de estar a serviço do que realmente precisa ser feito na atualidade. Por isso é tão importante trabalhar o Discernimento para sanar urgências do mundo.

O OESTE

Representado pelo elemento água, é a dimensão cognitiva. Aquela que carrega os comportamentos internos. São os processos vitais para a criação de um Trabalho com Significado. Esses processos criam fluxos e iniciam atividades que deveriam ser regidas pelo norte da Bússola.

Forças do Oeste:

  • Equilibrar o Ritmo de Vida equilibrado
  • Aplicar as Paixões
  • Aplicar os Talentos

Sem desenvolver as forças do Oeste não fortalece as capacidades de entregar algo de valor para o entorno e também não agrega no desenvolvimento da autonomia para realizar o que faz sentido.

Resumindo

A conexão do Leste com o Oeste é a conexão do indivíduo com a sociedade.

A conexão do Norte com o Sul é transformação de ideias em ações.

O alinhamento do Norte com o Sul e o Leste com o Oeste é a busca para viver com mais propósito e um ter um Trabalho com Significado.

Cada um dos 12 aspectos da Bússola Interna tem ferramentas e exercícios para descobrir e investigar si mesmo e entender o que é significativo para cada indivíduo. Para então, criar o desejável Trabalho com Significado:

1-nOstU54UzzSsHcfHKRIWuA

12 Forças da Bússola Interna:

1-XW_Cx5PC0P_uw31ibj1qhA

Todos os aspectos da Bússola Interna estão relacionados.

Então volte a fazer esse diagnóstico periodicamente para entender quais são possíveis ações que podem te ajudar a harmonizar a sua Bússola Interna.

1-iZlVwXkcq1A11jxDSedHNg

O segredo é manter-se sempre em movimento, fazendo o que faz sentido. Desta forma existirá uma melhoria contínua.

Se os aspectos da Bússola Interna estiverem em constante aprimoramento você terá a possibilidade de sentir-se realizado, satisfeito e com mais confiança para fazer o que realmente faz sentido. Cada aspecto da Bússola Interna tem ferramentas para uma investigação mais profunda.

Disciplina traz Liberdade, Autoconhecimento traz Autonomia, Visão sistêmica traz Discernimento, Amadurecimento traz Responsabilidade.

Você escolhe a vida que quer viver.

Texto Original: Lella Sa



Junte-se a mais de 150 clientes que já estão transformando o mundo digital & mobile!

Quero um orçamento