Como a psicologia pode melhorar o design das interfaces?
Fazemos uso de muitos aplicativos para dispositivos móveis, como gerenciadores de tarefas, produtividade e de planejamentos que oferecem diversos recursos. Podemos não perceber, mas as leis da psicologia desempenham um papel importante na nossa experiência com um aplicativo. Elas servem como guia, juntamente com conceitos de design visual, pra gerar um produto funcional e que satisfaça as expectativas do usuário.
Conforme documentado em Laws of UX por Jon Yablonski, existem 15 regras que devem ser utilizadas para o desenvolvimento de interfaces, e neste artigo, irei mostrar como as principais dessas leis podem ser aplicadas para interfaces em dispositivos móveis.
Lei de Fitts
“O tempo para interagir com um alvo é relacionado a distância e tamanho dele”.
Para os elementos serem facilmente selecionáveis, eles devem ser posicionados perto dos usuários. Esta lei aplica-se especialmente aos botões, onde o objetivo é facilitar a localização e seleção.
Um aplicativo que segue essa lei corretamente é o Gmail. Pode-se perceber que o botão de escrever um novo e-mail fica posicionado na parte de baixo da tela, ao alcance dos polegares. A cor do botão também cria um bom contraste com os outros elementos, atraindo a atenção do usuário para ele.