O Esplendor e aspectos Karmicos dos quatro Oitos
Nos arcanos de número 07 nos deparamos com os desafios de fazer escolhas, pois estávamos retomando nossa caminhada, e escolhas e opções precisam ser feitas. Agora, os arcanos de número 08 surgem como o resultado destas escolhas. Nos arcanos de número 08 receberemos o que plantamos como resultado de nossas decisões, para o bem ou para o mal. E desta vez o Universo não será tão bonzinho conosco, uma vez que já estamos mais experientes e calejados.
Nosso maior erro é achar que o Universo irá se comportar exatamente como achamos que deveria. Por mais que lutemos, reflitamos e façamos escolhas, há coisas independentes da nossa vontade que podem fazer com que tomemos outros caminhos de forma irreversível. Se agirmos com os pés no chão ou com sabedoria, este novo caminho poderá ser uma grata surpresa. Caso contrário, será uma grande frustração.
Oito de Copas
Senhor da Renúncia ao Sucesso
Por acharmos que temos consciência de tudo de errado que aconteceu, acabamos por fazer decisões baseadas na ilusão. Achamos que tínhamos diversos caminhos bons à nossa frente, e acabamos por escolher aquele que é mais fácil e mais agradável. Estamos no naipe de Copas, e não é muito difícil estarmos iludidos e extremamente otimistas. Então, o temível 8 de Copas surge, nos forçando dolorosamente a abandonar aquilo que escolhemos.
Todos os esforços foram inúteis, e por mais que forcejemos após nos depararmos com este arcano, posso garantir que não tem mais jeito. É hora de desistir, abandonar, baixar a cabeça e reconhecermos que erramos. É um arcano seguro para indicar fracassos, derrotas e a depressão que segue isso tudo.
Interpretação Alternativa:
“águas encobrem uma cidade, enquanto seus moradores se retiram infelizes” — escolhi essa imagem baseada naquela notícia onde a cidadezinha de Itá (SC) foi alagada por uma represa, por causa de uma hidrelétrica. Aqui a pessoa é forçada a deixar muitas coisas para trás, de sua história a sentimentos antigos, tudo foi apenas uma quimera. Abatimento, desânimo, frustrações e muita tristeza se fazem presentes. Algo nos força a rever nossa posição e sentimentos. Nada será como antes. Renúncias e total descontentamento. É preciso reiniciar um novo caminho, não pararmos!
Oito de Espadas
Senhor da Força Diminuída
O 7 de Espadas nos levou a agir de forma esquiva, “de atalaia na esquina”. Evitamos a confrontação, agirmos duplamente. Tentamos forçar, de maneira ardilosa, uma situação. E chegamos agora num momento de impasse, onde para qualquer lado que formos não há saída. Na verdade, apenas fomos adiando e adiando um problema até a hora que a vida nos encurralou e, pior, nos desnudou frente às circunstâncias — ou seja, somos desmascarados frente aos outros, pois descobrem nossos propósitos e as artimanhas para ocultá-los.
Interpretação Alternativa:
“um homem é pego em flagrante durante um assalto” — recebemos da vida, exatamente o que nela depositamos. Aqui, após agirmos de forma escusa ou duvidosa, somos “pegos com a boca na botija”. Erramos em algumas coisas, agimos de má fé, mesmo que não tenhamos total conhecimento dos fatos e vamos responder pelos nossos atos. Mesmo aquele comentário mordaz, aparentemente inofensivo, pode se tornar um grande problema. “Estávamos com a arma na mão, apontávamos para nosso desafeto e, de repente, após o aperto do gatilho, o tiro sai pela culatra”. Inevitável não sairmos feridos pelas atitudes impensadas.
Oito de Ouro
Senhor da Prudência
A escolha pelo novo e pelo desafio nos faz colher agora frutos na forma de uma oportunidade rara de aprendizagem e desenvolvimento. Um novo ciclo se apresenta, cheio de oportunidades práticas, que deve ser encarado com seriedade pois podem se tornar uma fonte de prosperidade e segurança, por mais que tudo pareça ser meio frágil e extremamente incipiente.
Interpretação alternativa:
“um lapidador polindo cuidadosamente alguns diamantes” — após um período de árduos trabalhos, é hora de começar a usufruir os resultados conquistados; ainda há muito trabalho pela frente, mas as tarefas mais complicadas foram superadas. Momento de se dedicar à “retirada das arestas” do quadro em si, promovendo a sensação de dever cumprido.
Oito de Paus
Senhor da Rapidez
No 7 de Paus fomos desafiados, e decidimos lutar. Passamos então a lutar com bravura, numa luta árdua até a hora que, no 8 de Paus, a luta chega ao fim e estamos vencedores. Estamos na reta final de um projeto e/ou de uma iniciativa, e após toda ansiedade e tensão do 7 agora estamos mais imaginativos e produtivos. Portanto, o significado deste arcano é o da etapa final após a luta e as ansiedades, quando nos desvencilhamos dos problemas e vamos em frente a todo vapor.
Interpretação Alternativa:
“um homem conquista o ponto mais alto da montanha” — enfim, chegamos aonde merecíamos! Lutamos, superamos os obstáculos, mostramos nosso potencial, agora somos coroados. Mas, é uma vitória que dá início a outras conquistas.