A matéria está completa e definitivamente determinada.
Os arcanos de número Dez são o desfecho, o final. São arcanos conclusivos, e indicam a realização dos objetivos e uma certa perenidade no que se conquistou.
São arcanos evolutivos, no sentido de que, agora, já passamos por tudo. Sabemos quando devemos avançar, recuar, pegar e largar. Já ganhamos, perdemos, sofremos e nos alegramos, de forma que temos bastante experiência para não nos deixar mais abater, e temos bastante serenidade para saber que tudo é transitório a ponto de não perdermos mais a cabeça com desesperos ou com grandes contentamentos.
Daí vem a perenidade apontada por estes arcanos. Ela não é fortuita, mas o que conquistamos com estes arcanos significam que conquistamos com muito mais experiência e sabedoria, de forma que estas conquistas se tornam mais estáveis e definitivas.
Os arcanos de número 10 são, portanto, para se levar a sério. Não que os outros menores não sejam, mas quando este arcano aparece, sugere uma situação muito mais arraigada e enraizada.
10 de Ouros
Senhor da Riqueza
No 9 de Ouros conseguimos realizar, e estamos felizes e orgulhosos do que conseguimos. O 10 de Ouros é uma fase posterior a isso, que é quando deixamos para o futuro. Este arcano mostra coisas que deixaremos para gerações futuras, ou que herdamos de gerações passadas. Num exemplo prático, o profissional consegue sucesso e distinção na sua carreira (9 de Ouros), e decide que vai escrever um livro sobre algo de sua profissão, de forma a orientar e a ajudar futuras gerações de profissionais como ele. Ou ainda, decide investir em imóveis para deixar um patrimônio para a família. O 10 de Ouros aponta para tudo o que é forte e seguro o suficiente para ficar além do tempo de vida do consulente, ou pelo menos por um bom tempo.
Por outro lado, podem sugerir coisas “aquém” da vida do consulente — coisas que herdamos. E isto nem sempre é positivo. Certa vez fiz um jogo para saber da saúde de um amigo que estava em estado grave no hospital, e tive como resultado A Morte + 10 de Ouros. A Morte, em termos de saúde, pode indicar uma doença que estava adormecida e resolveu se manifestar, mas não entendi o 10 de Ouros. Até que ele próprio, mais tarde, ter me contado que o problema dele era hereditário, pois sua mãe tinha este problema, bem como um dos avós.
Interpretação Alternativa:
“um homem planta as sementes retiradas de uma frondosa e velha árvore” — chegamos ao ápice de nossas realizações, tudo que surge a partir daí são desdobramentos do sucesso. Segurança, realização com a sensação de competência, frutos de esforços, lições aprendidas e transmitidas. Apreciação dos resultados.
10 de Copas
Senhor do Sucesso Completo
Este arcano traz mais plenitude e estabilidade ao contentamento do 9 de Copas. Significa o momento em que um relacionamento já deixou a fase onde só havia amor sensual e pessoal, e atinge-se a dimensão espiritual. É quando amamos de verdade, e este amor está à prova de qualquer idiossincrasia, de qualquer turbulência, a ponto de termos um período longo de grande contentamento e harmonia.
Interpretação Alternativa:
“uma grande confraternização mundial” — conseguimos o que nos parecia impossível: um nível de integração excelente. Os ideais são realizados, principalmente os do coração. O amor transcende barreiras e limitações. Enlevo, transcendência, puro entendimento e certeza que tudo valeu a pena!
10 de Espadas
Senhor da Ruína
Estávamos angustiados e temerosos no 09 de Espadas. A decisão que tomamos não foi promissora e estávamos temendo as conseqüências, preocupados com o que pode acontecer. E chega o 10 de Espadas, finalizando o problema. O naipe de Espadas atua no campo mental, e nossas “estratégias” nos levaram até o 9 onde, para conseguir nossas metas, nos enfiamos em sarilhos e/ou numa situação desconfortável. O 10 de Espadas chega então e nos força a abrir mão e desistir. Não é um arcano muito feliz, pois o que acalentamos terá de ser abandonado por pura exaustão, e abandonamos porque já estamos sem qualquer esperança. E ao abandonarmos, o problema acaba. Ou seja, o 10 de Espadas sempre significa a finalização de um problema ao termos de abrir mão e/ou nos separarmos de algo.
Interpretação Alternativa:
“um jovem amputa a perna” — precisamos dar um fim àquilo que nos incomoda. Estamos exaustos devido a tantos embates, precisamos superar o momento colocando um “ponto final”. Não é fácil, mas necessário. Fim da dor, mas também a dor do fim. Precisamos admitir que chegamos ao nosso limite. O que passou, passou. Agora é hora de tomar uma outra direção.
10 de Paus
Senhor da Opressão
Este arcano é popularmente chamado de “carta da opressão”, pois geralmente neste arcano estamos sobrecarregados, assoberbados, sem tempo para nada e, muitas vezes, trabalhando como doidos, cheios de obrigação e deveres. Seu significado parece, portanto, contraditório em relação ao demais arcanos de número 10, mas nem tanto. O naipe de Paus age no plano espiritual, e significa uma evolução neste plano, denotando coisas tais como sabedoria, compreensão, aceitação, etc. Quando chegamos ao 10 de Paus, significa que atingimos um patamar de evolução mais alto, numa nova fase evolutiva que também traz seus problemas, e muitas vezes nos atrapalhamos com eles, por tratar-se de uma fase nova. Desta forma, eu particularmente concordo com o Nei Naiff quando ele fala que este arcano, diferente dos demais de número 10, não significa apenas a finalização, mas uma nova fase da vida futura, que traz seus problemas como qualquer coisa nova.
Interpretação Alternativa:
“um caçador não consegue carregar sua pesada caça” — pois bem, agimos, fizemos e acontecemos, mas será que conseguiremos arcar com as conseqüências? Nos sentimos, aqui, com a sensação que o peso da obrigação é muito maior que esperávamos. Agimos conforme era preciso, mas agora estamos diante de uma dificuldade: se temos realmente força para superar o momento. Exaustos, seguimos até nosso destino. Talvez não consigamos brindar os resultados, estamos muito esgotados.