1º Lugar no Hackathon Globo 2018
Entre os dias 28 e 29 de Abril, participei no Rio de Janeiro, do Hackathon Globo 2018, que em sua quarta edição, contou com uma maratona de 33 horas de maratona de programação na casa do BigBrotherBrasil! Este ano, 52 participantes divididos em 13 grupos tentaram desenvolver projetos inovadores com o tema “O futuro da produção e distribuição de conteúdo no jornalismo, esporte e entretenimento”.
O primeiro lugar ficou para o aplicativo Fanáticos, desenvolvido por mim e uma equipe sensacional: Cezar Macegoza, Mauricio Junior e Lucas Rocali.
A quarta edição do hackathon da Globo chegou ao fim neste domingo (29), e o grupo vencedor foi o Fanáticos – que apresentou um projeto que une o aplicativo Cartola FC à transmissão em tempo real do globoesporte.com, com informações sobre o game e o jogo real. Os quatro integrantes do grupo ganharam uma viagem para o Vale do Silício, nos Estados Unidos. “Foi muito interessante, sou apaixonado por esporte. O processo é cansativo, mas a união do grupo foi importante. A gente dividiu bem as tarefas”, disse Cesar Souza, um dos membros do grupo vencedor.
O aplicativo foi desenvolvido em React, e através de uma API em RubyRails se conecta aos principais serviços e bancos de dados esportivos da Globo. Apesar do desenvolvimento ter sido focado em um produto no formato de “app”, as funcionalidades poderiam ser portadas perfeitamente para servirem de upgrade para a versão atual do “Tempo Real” do globoesporte.com via browser ou no aplicativo PlacarGE.A escolha dos jurados pelo nosso aplicativo se deu pelo alto grau de prototipação, desenvolvimento, e visão de mercado que propomos a Globo, onde já existia uma demanda de melhoria nas funções e recursos do “Tempo Real” do globoesporte.com, além de uma melhor integração e uso dos dados do Cartola FC, febre nacional entre os telespectadores não só da Globo, como também dos canais Premier e SportTV:
Premiação:
Gravação da premiação completa
Programa Bem Estar, explicando o que é e como foi o Hackathon Globo 2018
Matéria do Globo Esporte MT sobre o aplicativo Fanáticos