Manual de Uso Plugin FAB. Rifa para WordPress e WooCommerce

Como instalar e configurações básicas do plugin

Como abrir um Ticket de Suporte?

Tem alguma dúvida, ou precisa abrir um Ticket de Suporte? Clique aqui para abrir uma conta ou fazer login. Nosso prazo de atendimento para os chamados técnicos são de até 24 horas úteis. Não sabe como abrir um chamado? Aqui tem um vídeo mostrando como fazer isso.

 

1 - Introdução

Parabéns por ter adquirido o Plugin Diogenes Junior Rifa para WordPress+WooCommerce!

Nesse documento vamos apresentar instruções sobre como instalar o plugin, configura-lo e dicas sobre a administração do dia a dia.

Caso você já tenha instalado a versão 2+ do Plugin e está procurando informações sobre a versão 3+ é só ir direto para a sessão "07. Novidades versão 3.0.0" para entender o que mudou.

O suporte é apenas para quem comprou o plugin diretamente do meu site, ou diretamente comigo. Caso contrário, você deve procurar quem fez a venda para você.

Dúvidas, sugestões ou orçamentos, você pode me enviar um e-mail para diogenesjunior.ti@gmail.com

Após a instalação, verifique se já não existe uma nova versão do plugin para atualização. Se for uma instalação nova, você terá que realizar a ativação do plugin. O procedimento pode ser visto abaixo:

 

 

2 - Como instalar e configurar o plugin

Atenção: se você recebeu a versão do Plugin Rifa superior a versão 3, o passo a passo do vídeo abaixo na parte do Plugin Checkout Fields Editor, pode ser ignorada.

 

3 - Selecionando o layout da Rifa e entendendo os status "Reservadas" e "Pagas"

Conhecendo os modelos 5 e 6, além de configurar uma grande quantidade de cotas em uma única Rifa:

Vale ressaltar que, o plugin sempre vai exibir a mesma quantidade de "números por página" de números livres, para garantir que sempre que o seu cliente entre na página do shortcode, sejam visíveis números livres para compra.

 

Usando Elementor

 

4 - 03.2 A Landing Page Rifa

 

5 - Gerenciando pedidos com números Rifa

 

6 - Reservando uma faixa de números ou fazendo vendas presenciais

 

7 - Como editar o CSS do Plugin, e como remover a cota número "zero"

 

Opções para remover a cota número "zero":

 

8 - Novidades versão 3.0.0

Em setembro/2021 lançamos a versão 3.0.0 do Plugin Rifa WordPress+WooCommerce!

Essa versão trás várias melhorias e funcionalidades, e também, alguns procedimentos da administração mudaram. Esses itens podem ser conferidos no vídeo abaixo:

 

9 - Rifa API Rest (para Devs)

Uma das grandes novidades do Plugin Rifa WordPress+WooCommerce, é a possíbilidade de usar a RIFA API, para criar suas próprias regras de negócio ou integrações usando as funcionalidades de Rifa.

Se você não tem conhecimento técnico, pode ignorar essa sessão, por que ela tem o propósito de auxiliar apenas desenvolvedores.

Para acessar a API o endpoint é https://www.seudominio.com.br/wp-json/pluginrifa/v2/infos/?rifa=IDRIFA

Obviamente, você deve trocar o seudominio.com.br pelo nome do domínio onde está instalado o seu WordPress, bem como substituir IDRIFA pelo ID do produto WooCommerce que configurou e/ou vendeu números da Rifa.

Mais informações, podem ser vistas no vídeo abaixo:

Exemplo de conexão com o endpoint através de Ajax (Axios):

A partir da versão 3.0.4 adicionamos uma nova key para exibir os participantes da Rifa. Os status possíveis são:

  • on-hold = Aguardando
  • pending = Aguardando pagamento
  • processing = Processando
  • completed = Concluído
  • rifa-presencial = Reserva feita pelo plugin

Qualquer outro status, o pedido não será retornado pela API, por exemplo, se estiver com status de cancelado. Exemplo do retorno do endpoint:

 

Se você quiser acessar a API internamente através do seu tema, poderia fazer algo parecido com o exemplo abaixo:

Para adicionar cotas ao carrinho você só precisa de um formulário POST na sua página, com os mesmos inputs com os names descritos abaixo:

Claro, substituindo pelo valores corretos.

As cotas precisam estar separadas por vírgula, mesmo a última da string, por exemplo "0025,0030,0055,0099,".

A partir da versão 4.0 do Plugin Diogenes Junior Rifa, a API também retorna valores como números de globos, número máximo por página, além de novos actions disponíveis:

  • do_action( ‘pluginrifa_footer_action’ ): Gatilho para o modal de seleção de cotas;
  • do_action( ‘pluginrifa_versao4_action’ ): Gatilho antes da exibição dos números do modelo 4;
  • do_action( ‘pluginrifa_versao5_action’ ): Gatilho antes da exibição dos números do modelo 5;
  • do_action( ‘pluginrifa_versao6_action’ ): Gatilho antes da exibição dos números do modelo 6;

 

10 - O Cliente não é direcionado até o carrinho. O que fazer?

Caso o seu cliente, ao clicar em "Finalizar Compra" não seja direcionado para o carrinho, veja no vídeo abaixo uma possível solução:

 

11 - Eu não quero que meu cliente passe pelo carrinho. Como direcioná-lo diretamente para o Checkout?

Por várias razões você pode preferir que seu cliente seja direcionado diretamente para o Checkout sem passar pelo carrinho. Desde a versão 3.+ do Plugin Rifa WordPress + WooCommerce por padrão ao clicar no botão "Finalizar Compra" o cliente é direcionado para o carrinho, e para alterar isso, você precisa adicionar o seguinte código no arquivo functions.php do seu tema:

Com o código acima inserido no seu tema, o cliente será direcionado diretamente para a página de finalizar compra (Checkout) configurado no seu WooCoomerce.

 

 

13 - Atualização 3.0.20

 

14 - Sorteios, vencedores e exportar números para Excel

 

15 - Atualização 3.0.40

No dia 20 de dezembro de 2021, lançamos a atualização 3.0.40 que adiciona e aprimora vários itens do plugin:

  • Correção na exibição dos números comprados no e-mail transacional do WooCommerce;
  • O modelo4 agora também tem a opção de exibir informações nas cotas Reservadas e Pagas ao passar o mouse, semelhante ao "modelojuntas";
  • O Tooltip do "modelo4" e modelo "todasasjuntas" teve o CSS melhorado;
  • Melhorias na compatibilidade com a extensão números aleatórios permitindo o uso de rifas hibridas;

 

16 - Atualização 4.0

No dia 18 de Fevereiro de 2022, lançamos a versão 4.0 do Plugin Rifa, que trás diversas melhorias e novidades:

 

17 - Usando os modelos 5 ou 6, os números não aparecem, o que pode ser?

Se por alguma razão a API do WordPress estiver bloqueada ou com o modo debug ativado, o plugin não irá conseguir obter todos os dados para realizar a exibição dos números. Para corrigir isso, você precisa enviar todas mensagens de aviso do WordPress, para o arquivo de Log. Para fazer isso, edite o seu arquivo wp-config.php ou functions.php do seu tema, com o seguinte código (imediatamente no ínicio do arquivo):

 

18 - Atualização 4.7.2: Novas funcionalidades, mecânicas e integração com a Loteria Federal

Nessa atualização, tivemos melhorias na interface, e novas funcionalidades como:

  • Ocultar ou mudar posição da cota número zero;
  • Opção de escolha para uma mesma cota ser comprada por mais de um cliente;
  • Opção de usar imagens nas cotas;
  • Integração com resultados da Loteria Federal;

 

Como Localizar o pedido que tenha um número sorteado pela Loteria Federal

 

19 - Cotas Premidas e localizando números exatos (Atualização 4.9.17)

 

20 - Números e reservas não aparecem na página do Shortcode

Se você usa alguma versão do WooCommerce superior a versão 8.2, pode ser necessário mudar algumas configurações do mesmo para que tudo funcione corretamente

 

21 - Qual o melhor tema para o uso de Rifas?

O Plugin Diogenes Junior Rifas para WordPress + WooCommerce, é compatível com qualquer tema WordPress, incluindo aqueles temas feitos para o uso de Elementor, Visual Composer ou qualquer outro PageBuilder. O tema que eu recomendo que vocês usem, é o tema que vocês estejam acostumados e que conheçam as configurações.

Eu tenho um tema desenvolvido por mim, que foi feito para otimizar as funcionalidades da Rifa, além de facilitar alguns processos para a administração e engajamento dos seus clientes. No vídeo abaixo demonstro como ele funciona:

 

Como abrir um Ticket de Suporte?

Tem alguma dúvida, ou precisa abrir um Ticket de Suporte? Clique aqui para abrir uma conta ou fazer login. Nosso prazo de atendimento para os chamados técnicos são de até 24 horas úteis. Não sabe como abrir um chamado? Aqui tem um vídeo mostrando como fazer isso.

 


Getting Started
Product Features
Customization
Help